terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mel e Derivados

Mel


O que é: O mel é um produto elaborado pelas abelhas melíferas, tendo como matéria prima o néctar das flores. Da palavra “Apis” (abelha) é que deriva a palavra apicultura. A maioria das civilizações antigas valorizavam muito o mel, e tanto este como as abelhas eram consideradas sagradas. Uma vez colhido, o néctar é transformado quimicamente pelas abelhas, dentro de seu papo (reservatório interno), onde também são adicionadas enzimas ao produto que depois é desidratado, através da ventilação das asas da abelha; por último o mel é armazenado nos favos. Há vários tipos de mel, conforme a predominância das floradas de onde as abelhas buscam o néctar. Há méis monoflorais, originados de uma única florada, como o mel da florada do eucalipto, e méis poliflorais, como o mel silvestre, originado das diversas flores encontradas na mata em uma determinada época.Existem diferenças de sabor, podendo ser muito doces ou suaves, diferenças de cor, de incolores a negros, diferenças de textura, de mais densos a mais fluidos; e seu aroma pode lembrar o das flores onde se originou, como o mel flor de laranjeira, por exemplo. Todo mel é inicialmente líquido, mas após certo período de tempo, inevitavelmente se cristaliza. Cristalização é uma reação natural, pois a temperatura do mel que na colméia é de aproximadamente 35ºC, cai quando colhido, para a temperatura ambiente, e por isso os açucares se isolam, formando cristais; esta é a razão pela qual os méis, de modo geral, cristalizam mais rapidamente no inverno. Somente o mel não adulterado cristaliza. Para descristalizá-lo, leve o pote a banho-maria, à temperatura máxima de 45ºC (a temperatura em que a mão suporta a água quente).


Para que Serve: O mel é um alimento pré-digerido pelas abelhas, e por esta razão, é absorvido diretamente pela corrente sanguinea, sem necessidade de uma digestão complicada ou demorada. O mel, como fonte de calor e nergia, é o mais completo de todos os alimentos naturais, sendo recomendado para pessoas de qualquer idade. Funciona também como fortificante e agente profilático de muitas doenças.
Consumido diariamente, traz inúmeros benefícios para a saúde:


• age contra depressão e insônia;
• beneficia o aparelho respiratório, combatendo gripes, resfriados, tosses, bronquites, etc.;
• regulariza as funções do sistema digestivo;
• fortalece o coração;
• auxilia a cicatrização de ferimentos;
• possuía ação benéfica sobre a pele;
• é um alimento ideal para crianças, convalescentes e esportistas, que precisam repor grandes quantidades de energia.


Como Consumir: O mel deve ser consumido com inúmeras vantagens, como substituto do açúcar, nos líquidos em geral e em outros alimentos, como pães, bolos, etc., ou em jejum, sendo recomendado uma colher de sopa todas as manhãs.
IMPORTANTE: utilizar como substituto do açúcar para crianças. Apresentado nas seguintes embalagens: Potes de vidros; Bisnagas plásticas (embalagem prática) aches (irresistível para as crianças e prático para ser transportado em bolsas ou automóveis)


Propólis


O que é: O própolis é composto basicamente de resinas de árvores (50%), cera, pólen, óleos e minerais; além de enzimas e secreções glandulares e salivares das abelhas. Em estado bruto o própolis é uma massa de cor verde escura, com odor penetrante e agradável.


Para que Serve:O própolis é um antibiótico natural. Combate fungos e bactérias e não apresenta contra- indicações. Devido as suas propriedades, é utilizado no tratamento de diversas enfermidades, tais como:
Afecções do aparelho respiratório:
• gripes, resfriados, bronquites, asmas, irritações na garganta, etc.;
• Úlcera e gastrite;
• Afecções bucais: aftas, gengivites;
• Irregularidades no sistema cardíaco;
• Infecções renais, intestinais e glandulares;
• Cicatrização e desinfecção de ferimentos e cortes.


Como Consumir


Própolis em Solução Alcoólica
É o própolis em solução alcoólica, de cor escura. Deve ser ingerido diluído em água, leite ou mel.


USO INTERNO
ADULTOS – 15 gotas em meio copo d’água, leite, suco ou uma colher de mel, 3 a 6 vezes ao dia. CRIANÇAS – metade da dose acima, 2 a 5 vezes ao dia.


USO EXTERNO
Para ferimentos ou aftas, pingar algumas gotas diretamente no local.


Própolis Spray
É o própolis em solução alcoólica misturado com mel e menta ou canela ou ... ..em forma de spray. Aplicar diretamente na boca e garganta, diversas vezes ao dia.


Mel com Própolis:
É o extrato de própolis misturado ao mel.


ADULTOS - uma colher de sopa 3 a 6 vezes ao dia.
CRIANÇAS - uma colher de sobremesa 2 a 5 vezes ao dia.
BEBÊS - uma colher de chá em cada mamadeira.


Mel com Própolis e Guaco:


É o mel da florada do eucalipto misturado ao extrato de própolis e ao guaco (Mikania glomerata sprengel). O guaco possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras, sendo utilizado no tratamento das afecções do aparelho respiratório, da boca e garganta. Aliado ao mel com própolis é um excelente auxiliar no tratamento destas enfermidades.


ADULTOS - uma colher de sopa 3 a 6 vezes ao dia.
CRINÇAS - uma colher de sobremesa 2 a 5 vezes ao dia.
BEBÊS - uma colher de chá em cada mamadeira.


Pomada de Própolis:
Indicada para uso externo, no tratamento de problemas dermatológicos, como furúnculos, abcessos, eczemas, úlceras varicosas, flebites, frieiras, micoses, e queimaduras. Pode ser usado várias vezes ao dia, conforme a gravidade do caso.




Pólen


O que é: O pólen, produzido nas flores para a reprodução das plantas, é coletado pelas abelhas, que o utilizam como alimento misturado ao mel: o chamado “pão de abelha”. O pólen é composto por proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas, pigmentos vegetais, gorduras e água.


Para que Serve: O pólen é importante complemento alimentar, tendo as seguintes propriedades:


• Diminui a tensão nervosa e combate o “stress”;
• Favorece as funções cerebrais, contribuindo para o raciocínio claro;
• Estimula o desenvolvimento das crianças e ajuda a combate a desnutrição;
• Tratamento de problemas da próstata;


Ativa as funções estomacais Regulariza as funções intestinais, evitando tanto a prisão de ventre como as desinteriais.




Como Consumir


Pólen Desidratado: O pólen deve ser consumido, de preferência pela manhã, deixando dissolver na boca. Pode também ser consumido associado a matinais como sucos, cereais ou frutas.


POSOLOGIA:
ADULTOS – uma colher (sobremesa) por dia, na primeira refeição.
CRIANÇAS – uma colher de chá ao dia.


Mel com Pólen: Misturado ao mel é um poderoso composto protéico e energético, que revitaliza e fortifica o organismo.


POSOLOGIA:
ADULTOS: uma colher (sobremesa) por dia, na primeira refeição.
CRIANÇAS: uma colher (chá) por dia.




Geléia Real


O que é: A geléia real é secretada pelas glândulas hipofaringeanas das abelhas jovens. É utilizada como alimento das larvas de abelhas, durante os três primeiros dias de vida, e como alimento da abelha rainha durante toda a vida, razão pela qual, a rainha vive até 4 anos, em média, enquanto uma abelha operária vive aproximadamente 42 dias. A geléia real é uma pasta esbranquiçada, com sabor picante característico. Contém notáveis quantidades de proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas e sais minerais.


Para que Serve: A geléia real é usada como complemento alimentar, auxiliando na fase de crescimento e no processo de regeneração das células, sendo muito usada na geriatria, com elementos importantes na longevidade. Além disso, sua composição, com altas concentrações de vitaminas, atua:


• na proteção de tecidos musculares e nervosos, e no estímulo de secreções (vitamina B1);
• no aumento da energia geral (vitamina B2);
• no controle do colesterol e estímulo do crescimento (vitamina B6);
• na reprodução das células;
• contra anemia e infecções (vitamina C).


Como Consumir: A geléia real pode ser consumida pura, em jejum, com aplicação sub-lingual, ou misturada ao mel na proporção 10g por quilo de mel. Quando pura, a geléia real deve ser mantida congelada; quando misturada ao mel, somente em lugar fresco e ao abrigo da luz.


POSOLOGIA:
Doses diárias de ½g sub-lingual, em jejum.
Fonte: 7Ervas

0 comentários:

Enviar um comentário

Arquivo

Marcadores

2012 (1) 3D (1) açafrão (1) ácido fítico (1) ácido graxo essencial (1) acrilamida (1) açúcar (1) aditivos (1) agave (2) agrotóxicos (1) Água (2) Aids (1) ALA (1) algas (6) alimentos funcionais (1) Aloé vera (1) André Abujamra (1) animal (1) anti-inflamatório (1) antibióticos (1) antigamente (1) aspirina (1) Atanor (1) atrazina (2) Auricularia polytricha (4) Bactéria ácido-lactica (1) bactérias (1) bebé (1) benefícios (1) BIOENERGIABIOELETRÔNICA (1) Biofótons (2) Black Fungus (1) Blending Foods (1) borragem (1) Brian Clement (1) butirato (1) Calories (1) cancer (2) câncer de pulmão (1) Cancro (4) cancro mama (4) Cannabis (2) Capsaicina (1) características (1) carbohydrates (1) Cardo Mariano (1) caril (1) carne (1) cenoura (1) cereais integrais (1) chá (1) Chia (2) Coca-Cola (1) colesterol (2) Colorpuntura (1) Coltan (1) comunicação (1) Consciousness (2) conspiração (1) crucíferas (1) Cura das Frutas (1) cúrcuma (1) curcumina (1) curry (1) DHA (1) Diabo na Cruz (1) Dieta Mediterrânica (1) Doença de Gaucher (1) doenças (1) Dr. Herbert M. Shelton (1) dr. mercola (1) drinking water (1) EM-4 (1) EM-5 (2) environment (3) enzimas (1) EPA (1) epilepsia (1) Esogetic Colorpuncture (1) Espiritualidade (1) estanóis (1) estrogen (1) estrógeno (1) etiquetas (1) farmaceutica (1) fermentação (1) fermentados (1) FESTIVAL DAS LARANJAS (1) filtração por membrana (2) fish (1) Fit for Lif (1) fitatos (3) Flora Intestinal (1) fluor (1) Fluoride (1) Fogo (1) food (1) food combining (1) funcionais (1) Gabriel Cousens (2) geleia real (1) germinação (1) Germinados (1) Germinando Sementes (1) glicidamina (1) Gorduras (1) Grains (1) grávida (1) gravidez (1) Gripe Suina (1) gripe suína (1) H1N1 (1) HAAs (1) Harvey Diamond (1) haxixe (1) Hidrocolonterapia (1) higiene (1) HORTELÃ (1) humor (1) infantil (1) ingestão (1) iodo (2) iogurte (1) isotiocianatos (1) kefir (1) kirlian (2) koumiss (1) lactose (1) Laser Biológico (1) leite (1) linhaça (1) lúcia lima (1) maçã (1) Macka B (1) Maconha (1) Madeira (1) maranto (1) marijuana (1) Meat (3) mel (1) METAIS TÓXICOS (1) Metal (1) Michael Beckwith (1) microalgas (1) microfiltração (1) Microflora (1) microrganismos (1) milho verde (1) Milk Thistle (1) minas Aromáticas Heterocíclicas (1) monsanto (3) Notícias (1) nutricionais (1) nutricionista (1) obesidade mórbida (1) Oestrogen (1) OGM (1) ômega 3 (2) oms (1) Orégano (1) Orégão (1) Pectina (1) Pesquisas Científicas (1) Phytoestrogen (1) Pimenta (2) Plant Estrogens (1) plantas (1) plantas medicinais (1) polen (1) poluição (1) polution (1) Pranav Mistry (1) pré-bióticos (1) probióticos (1) profiláticos (1) Progesterone (2) propolis (1) pure water (1) quinoa (1) quinua (1) Raw Food (2) repolho (1) ritos tibetanos (1) Rotulagem Alimentar (1) rótulos (1) Saúde (1) Saúde intestinal (1) Sementes (1) sida (1) simbióticos (1) soja (3) Solo (1) soy (1) steróis (1) stevia (1) sustentabilidade (1) Syngenta (1) taninos (2) Tecnologia (1) tília (1) Tom ReganLibertação Animal (1) Tony Samara (1) transgenicos (1) Transgénicos (1) tratamento (1) ultrafiltração (1) Urine Therapy (1) vegan (1) Vegetarianismo (1) verdura (1) Viagem Virtual (1) Video (1) Vitamins (1) w3 (1) water (1) XP Matrix (1)

Estatisticas

Acerca de mim

A minha fotografia

Luis Guerreiro
* Integrando a equipe de preparação dos vários Detoxes de Tony Samara - Portugal - 2009
* Consultor de Alimentação Viva do Spa Natural Alma Verde - Foz do Iguaçu-PR - Junho, Julho 2008.
* Apresentação de pratos vivos - 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008 - Foz do Iguaçu/PR
* Consultor e Árbitro da FDAP - Federação de Desportos Aquáticos do Paraná - Novembro de 2007 a Maio 2008 - Foz do Iguaçu-PR
* Criação do Instituto IDEIAS - Foz do Iguaçu - Outubro de 2007.
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação. - IPEC. Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso de Ecovilas e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso. Início: Outubro de 2007.
* Curso de Alimentação Viva- Restaurante Girassol - Ros Ellis Moraes (nutricionista) e Jacqueline Stefânia (nutricionista) - Agosto de 2007 - Brasilia-DF
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Actuação: Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso do SEBRAE e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso - Agosto de 2007. Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Atuação: Curso Bioconstruindo - administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os dias de curso.
BIOCONSTRUINDO - Julho 2007 - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Palestra sobre Alimentação Viva - Maçonaria - Julho 2007 - Belo Horizonte-MG - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Oficina de Alimentação Viva "Nutriviva" com a Nutricionista Jacqueline Stefânia Pereira e a professora de Hatha Yoga, Ana Virgínia de Azevedo e Souza - Junho 2007 - Belo Horizonte -MG
Ver o meu perfil completo

Seguidores