Algas - Biologia - InfoEscola
Podem ser encontradas nos mais diversos ambientes, existindo formas terrestres, aquáticas e algumas espécies se associam comfungos, formando os liquens. As algas planctônicas e ascianobactérias compõem o fitoplâncton. Ele é extremamente importante, pois é a base da cadeia alimentar, servindo de alimento para a maioria dos peixes e baleias. Como organismos do fitoplâncton marinho podemos citar as hapófitas, diatomáceas e os dinoflagelados, e de água doce podemos citar as crisófitas, diatomáceas, dinoflagelados e algas verdes. As algas também possuem formas bentônicas.
São organismos clorofilados, possuindo principalmente clorofila a, mas o fato de serem clorofiladas não as obriga serem verdes, pois possuem outros pigmentos que podem mascarar o verde da clorofila. Estes pigmentos podem conferir cores azuladas, pardas, avermelhadas e até negras.
Normalmente, num ecossistema equilibrado, o crescimento das algas é controlado pelas condições do ambiente, como temperatura, alimento disponível, etc. e quando há um desequilíbrio, normalmente provocado pelo homem através da poluição, as algas se multiplicam numa taxa maior, causando fenômenos como a maré vermelha, que é o acúmulo de toxinas provocadas pela alga, podendo causar vários prejuízos ambientais e financeiros.
O fitoplâncton é muito importante no Ciclo do Carbono na atmosfera, pois utiliza o CO2 presente no ar para a produção de seu alimento (fotossíntese), contribuindo assim para a diminuição desse gás na atmosfera e consequentemente, diminuição do efeito estufa.
Organização vegetativa
As algas apresentam uma grande diversidade de formas, estando a maior parte no mar. O corpo das algas é chamado de talo.
Podemos encontrar formas unicelulares, coloniais, pluricelulares e cenocíticas.
Dentre os unicelulares encontramos organismos flagelados como as algas verdes e dinoflagelados, e organismos aflagelados como as diatomáceas.
Nas formas coloniais as células estão unidas fisicamente por mucilagens e não apresentam uniões citoplasmáticas. Podemos encontrar formas coloniais bentônicas e planctônicas. As colônias podem não ter uma organização definida entre as células, formando uma colônia amorfa, ou apresentarem uma organização bem definida, complexa, com forma e número de células definidos.
As formas pluricelulares normalmente são filamentosas, podendo haver formas parenquimatosas. O talo filamentoso pode ser ramificado ou não-ramificado, apresentando uma grande diversidade de formas. Quando as divisões celulares ocorrem em apenas um plano o filamento é dito não-ramificado. Quando as divisões ocorrem em mais de um plano, ele é dito ramificado, variando de formas simples com apenas umas série de células (unisseriadas) a formas mais complexas, plurisseriadas, podendo formar um talo crostoso e até um talo pseudoparenquimatoso.
Quando as divisões celulares ocorrem em vários planos, bi ou tridimensional, um tecido parenquimatoso é formado.
Podemos encontrar também formas cenocíticas, que são filamentos tubulares não divididos em células.Arquivo
-
▼
2010
(205)
-
▼
maio
(28)
- RELAÇÃO DE DISTÚRBIOS & PRODUTOS
- Dinoflagelados - Filo Dinoflagellata - Protozoário...
- Divisão Chlorophyta (clorofíceas) - Clorófitas - A...
- Fotossíntese - InfoEscola
- Algas negras para rejuvenescer a pele
- Divisão Chrysophyta - Crisófitas - Protistas - Inf...
- Reino Monera (Bactérias, Cianobactérias) | InfoEscola
- Fitoplâncton - Biologia Marinha - InfoEscola
- Algas - Biologia - InfoEscola
- Auricularia polytricha Thomas J. Duffy, MD
- Cellulolytic Enzymes and Antibacterial Activity of...
- Fungo orelha de Judeu (Auricularia polytricha )
- Black Fungus
- Sopa Depurativa com Algas
- Beringela recheada com alga negra (dried black fun...
- Toxic Fluoride Contaminates Iceland Volcanic Ash a...
- Uncooked, lactobacilli-rich, vegan food and rheuma...
- Vegan diet in physiological health promotion.
- An uncooked vegan diet shifts the profile of human...
- Shifting from a conventional diet to an uncooked v...
- Raw food and immunity
- Going ape
- Criar algas em Olhão para os bacalhaus da Noruega
- A feminização do homem moderno
- Soy and Estrogen Dominance
- Phytoestrogens, some good and some bad for Uterine...
- Oestrogen versus Progesterone
- Phytoestrogen and Its Food Sources
-
▼
maio
(28)
Marcadores
Estatisticas
Acerca de mim
- Luis Guerreiro
- * Integrando a equipe de preparação dos vários Detoxes de Tony Samara - Portugal - 2009
- * Consultor de Alimentação Viva do Spa Natural Alma Verde - Foz do Iguaçu-PR - Junho, Julho 2008.
- * Apresentação de pratos vivos - 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008 - Foz do Iguaçu/PR
- * Consultor e Árbitro da FDAP - Federação de Desportos Aquáticos do Paraná - Novembro de 2007 a Maio 2008 - Foz do Iguaçu-PR
- * Criação do Instituto IDEIAS - Foz do Iguaçu - Outubro de 2007.
- * Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação. - IPEC. Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
- Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso de Ecovilas e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso. Início: Outubro de 2007.
- * Curso de Alimentação Viva- Restaurante Girassol - Ros Ellis Moraes (nutricionista) e Jacqueline Stefânia (nutricionista) - Agosto de 2007 - Brasilia-DF
- * Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação.
- IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
- Actuação: Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso do SEBRAE e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso - Agosto de 2007. Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
- * Administração dos Serviços de Alimentação.
- IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
- Atuação: Curso Bioconstruindo - administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os dias de curso.
- BIOCONSTRUINDO - Julho 2007 - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
- * Palestra sobre Alimentação Viva - Maçonaria - Julho 2007 - Belo Horizonte-MG - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
- * Oficina de Alimentação Viva "Nutriviva" com a Nutricionista Jacqueline Stefânia Pereira e a professora de Hatha Yoga, Ana Virgínia de Azevedo e Souza - Junho 2007 - Belo Horizonte -MG
0 comentários:
Enviar um comentário