domingo, 18 de abril de 2010

Fogo, Solo, Metal, Água e Madeira

FogoSoloMetalÁgua e Madeira


Tudo na natureza se compõe dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água, sejam nas pessoas, sejam nos animais e plantas, seja em que for.





Terra, Água, Ar, Fogo

Baseado em muitas inspirações orientais e em conversas que tenho tido, tive ontem com amigos do yoga a reflectir sobre este assunto interessante.
Tudo na natureza se compõe dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água, sejam nas pessoas, sejam nos animais e plantas, seja em que for.
E até na forma de estar e ser das pessoas, e até nos tipos de trabalho e emprego, esses quatro elementos estão em jogo e em constantes fluxos e refluxos.
Assim teremos com fogo aquelas pessoas "fogosas", com capacidade de iniciativa, impetuosidade e até, se em excesso de fogo, manipulação, egoísmo e agressividade. A água será daquelas pessoas emocionais, sensíveis, artísticas, sendo este elemento também ligado ao elemento social e ao sexual. O balanço água/fogo é então crítico. O ar tem a ver com as ideias, com o ver mais além e com a comunicação e meandros mentais, sendo que pessoas com "ar" a mais serão então o típico esteótipo do "aluado". A terra dá pessoas fortes e entroncadas, com os dedos quadrados também, precisamente com uma forte ligação à terra, pragmatismo e calma, muita paciência e se em excesso, possessividade. As pessoas do tipo ar serão esguias, altas e magras. As de água cheiazinhas e sensíveis, as de fogo altas e fortes, não gordas nem magras, e suando bastante.
Evidentemente todos teremos diferentes proporções dos quatro elementos, e existirá um balanço ideal, mas por circunstâncias sociais ou pessoais, pode haver desequílibro.

Assim ainda ontem falávamos que muitas vezes as pessoas procuram outras (nas relações amorosas) por falta dos elementos que os outros contém. E também é curioso ver os tipos de trabalho relacionados com os quatro elementos, sendo então por exemplo, um empresário mais fogo e também ar, um agricultor mais terra e água, um artista mais água e ar (ou uma pessoa de caridade também), um lutador de luta livre com fogo e terra ou um cientista com mais ar.

Querem comentar que mais tipos de ocupações se podem relacionar com os elementos?

Por último, no yoga e na vida quotidiana existem diversas práticas e hábitos que nos podem ajudar a equilibrar os diferentes elementos. Por exemplo, mexer em plantas ou na terra, estimula-nos principalmente o elemento água e terra, ler ou pensar talvez mais o ar, actividades mais de competitividade mais o fogo, a sexualidade talvez mais a água, e tambémn existem práticas do yoga que estimulam alguns elementos específicos e nos alimentos como gengibre activa o fogo, uma salada mais a água, ou cenouras e batatas mais a terra.


Fogo, água, terra, ar:Qual dessas forças predomina em voce?

Os quatro elementos da natureza estão em todas as coisas que nos rodeiam e têm o poder de dar o tom de nosso temperamento, despertando emoções como alegria, serenidade, inquietude e ansiedade. Descubra qual elemento predomina em sua personalidade e as práticas que levam ao equilíbrio.

Assim como rios, montanhas, nuvens, plantas e animais, também a natureza humana é formada pela união dos quatro elementos. E não apenas em nível físico (oxigênio, calor, minerais e fluidos corporais são necessários para a vida): nossas emoções e nossa personalidade são influenciadas pela presença de fogo, terra, água e ar, em diferentes proporções.

Os versos “No meio do caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meio do caminho”, do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), ajudam a entender os tons de nossas atitudes. Face ao caminho bloqueado, algumas pessoas se lançam contra a pedra para esmurrá-la (são os chamados coléricos, sob o efeito do elemento fogo), enquanto outras imediatamente pulam o obstáculo, como se ele não existisse (caso dos sanguíneos, predominantemente influenciados pelo elemento ar). Outros param, sentam e ficam adiando a decisão do que fazer para contornar o obstáculo: são os fleumáticos, regidos pela água. Há os que, por fim, não se contêm, apenas choram e lamentam a situação – os chamados melancólicos, sob efeito do elemento terra.
O fogo líquido
Foi o filósofo grego Empédocles que estabeleceu a relação do organismo com os elementos. Para fazer a divisão, tomou como ponto de partida a circulação da bile, uma secreção produzida pelo fígado, considerada pelos antigos o principal humor (líquido) do organismo, ao lado do sangue.

Por causa de sua função no processo digestivo – derreter gorduras –, a bile (chamada de chole em grego) era vista como um fogo líquido. Quando circulava vigorosamente pelo corpo, a chole tornava a pessoa colérica, ardente como uma chama. Se apresentasse uma consistência mais líquida, a bile deixava a pessoa fleumática, adaptável como a água (flegma, em grego). A presença da chamada bile negra (mela), terrosa, caracterizava o tipo melancólico. Finalmente, ao circular com a rapidez do sangue, a bile colocava o indivíduo no tipo sanguíneo, inquieto como o ar.

Estágios da evolução

No começo do século 20, o médico austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) recuperou o conhecimento sobre os temperamentos e o relacionou a estágios da evolução espiritual. Esse é um dos pilares da antroposofia, ciência holística que enxerga o homem como um todo, considerando corpo, mente e espírito intrinsecamente ligados. Hoje, o estudo de Steiner sobre os temperamentos é parte fundamental de diagnósticos médicos e psicológicos na linha antroposófica.

“Todos temos características dos quatro elementos, mas há a tendência de um deles predominar na personalidade”, diz Moacir Amaral, clínico geral antroposófico com prática de psiquiatria e terapia transpessoal, de São Paulo. O fogo é oposto à água e o ar faz o contraponto à terra. “Alguém com tendência à personalidade de fogo, por exemplo, exibe poucos traços do tipo água, mas apresenta características de ar e terra”, explica o médico Samir Rahme, clínico geral antroposófico, também de São Paulo.

Não basta conhecer em que tipo de personalidade nos enquadramos. É preciso alimentar nosso elemento predominante e cultivar características dos outros três. Para alcançar o bem-estar físico, mental e emocional, o ideal é que os quatro elementos estejam em equilíbrio – como acontece na natureza. A seguir, descubra seu temperamento e conheça as atividades que harmonizam os elementos, segundo os especialistas.
Fogo
• Temperamento: colérico.

• Emoções: alegria, impulsividade, raiva.

• Aparência:
 o colérico tem uma constituição física sólida e compacta, com músculos fortes. Com postura ereta, caminha a passos firmes e decididos. Sua estatura geralmente é mais para baixa, e os olhos são penetrantes e transmitem segurança.

• Características: ousado e dinâmico, encara a vida com paixão. Batalha pelo que quer e persegue suas metas com autoconfiança e otimismo. Um verdadeiro pioneiro, sabe abrir caminhos e exercer a liderança. Com humor oscilante, tende a ser explosivo e autoritário e a não aceitar bem as críticas. Sempre aberto ao mundo exterior, sente dificuldade em se interiorizar e compreender as próprias emoções.

• Práticas que fazem bem: a natação e os banhos em águas plácidas, como piscinas e lagoas, sintonizam o colérico com seu elemento faltante, a água. As artes marciais que envolvem a luta com oponentes, a exemplo do judô e do caratê, e a escultura em materiais duros, como a pedra, são meios para extravasar sua força. Os banhos de sol o ajudam a recuperar a vitalidade e a repor a energia gasta.
A personalidade de fogo pede movimento.

Água

• Temperamento:
 fleumático.

• Emoções: tranqüilidade, indiferença, mágoa.

• Aparência: seu tipo físico não é muito definido. Pode ter uma estatura alta ou baixa, mas tem a tendência a acumular peso. Seu olhar cândido, inocente e sem malícia provoca nos outros uma imediata empatia.

• Características: 
sensível e emotivo, é adaptável, como o meio líquido, e não gosta de demonstrar sentimentos. O fleumático prefere levar a vida num ritmo calmo e disciplinado e tem fortes inclinações artísticas. De tão apegado à rotina, porém, sente dificuldade em aceitar mudanças e tende à estagnação, até emocionalmente, como acontece com as águas represadas. Gosta da passividade e mostra pouca disposição para ir atrás de seus objetivos.

• Práticas que fazem bem: tai chi chuan, arte marcial em que os movimentos sugerem formas, e fazer esculturas de argila são atividades ideais para o fleumático começar a atenuar a dificuldade de lidar com o lado concreto e os aspectos materiais da vida. Banhos de mar e cachoeira têm um poder restaurador sobre sua energia física e capacidade mental.
A de água prefere levar a vida em um ritmo calmo e disciplinado

Terra

• Temperamento:
 melancólico.

• Emoções: 
serenidade, apatia, depressão.

• Aparência:
 de tipo predominantemente magro e longilíneo, tem pernas e braços compridos, pele clara e olhos profundos. O jeito de caminhar do melancólico é firme, mas um tanto pesado.

• Características:
 responsável e perfeccionista, com um enorme poder de realização, sabe levar suas empreitadas até o fim. A seriedade com que conduz suas metas e a profundidade de seu pensamento levam o melancólico a conquistar facilmente a confiança dos outros. Mas, para alcançar o sucesso, precisa fortalecer a vontade. Seu coração é cheio de compaixão e interesse pela dor alheia. O pessimismo e a falta de humor podem atrapalhar suas relações.

• Práticas que fazem bem:
 dança, exercícios aeróbicos e esportes que favoreçam tirar os pés do chão ajudam o melancólico a desenvolver a leveza. A pintura, especialmente usando técnicas suaves, como a aquarela, abranda sua tradicional dureza. Em momentos de falta de vitalidade, andar descalço, pisar na terra e mexer com plantas recarregam as energias.
Plantar e cultivar metas é uma marca do temperamento de terra.

Ar

• Temperamento:
 sanguíneo.

• Emoções: extroversão, inquietude, ansiedade.

• Aparência:
 o tipo sanguíneo movimenta-se com graça e nutre uma boa relação com seu corpo, que tende a ser esbelto e flexível, de estatura alta. Seu olhar é vivo e expressivo, e seus olhos, brilhantes.

• Características: dono de um espírito inquieto e mente ágil, o sanguíneo cativa a todos por sua alegria e facilidade de comunicação. Versátil e eclético, cultiva um vasto leque de interesses. Dar tanta ênfase ao intelecto, entretanto, pode esgotá-lo física e mentalmente. A dificuldade em se concentrar e se aprofundar também pode levá-lo à falta de foco e à superficialidade nas relações.

• Práticas que fazem bem:
 a meditação, a ginástica holística e a ioga são atividades que conduzem o tipo sanguíneo a um mergulho em seus processos internos para contrabalançar a tendência a flutuar e viver plenamente apenas no mundo exterior. Trabalhos manuais, como a tecelagem, são úteis no desenvolvimento da concentração. A modelagem em argila e a jardinagem também fazem aterrar os filhos do elemento ar

Já os filhos do elemento ar voam como o pensamento



Texto: Wilson F. D. Weigl
Foto: Gustavo Lacerda/
Reportagem Fotográfica: Camile Comandini



Os Quatro Elementos

Não é por acaso que os Elementos da Natureza – Terra, Ar, Fogo e Água – são considerados pilares de sustentação do Universo. Toda a vida e existência gira em torno dessas essênciasdivinas, e sem uma delas que seja não seria possível criar a trama de informações e substâncias que compõem o Microcosmo.

Os filósofos Gregos tiveram muitas teorias sobre a origem do mundo, e muitas delas foram propostas em cima na noção dos Elementos. Thales de Milleto afirmava que a origem estava na Água, enquanto Anaxímenes pregava que o Ar o responsável pela organização do caos, e Heráclito posteriormente colocou o Fogo como agente criador. Empédocles somou a essestrês conceitos a Terra, e afirmou que tudo se formava não a partir de um, porém a partir da combinação de cada um dos Elementos.

A medicina foi por muito tempo baseada nas “qualidades” dos elementos, atribuídas por Aristóteles. A Terra é Fria e Seca, o Ar, Quente e Úmido, o Fogo, Quente e Seco, e a Água,Fria e Úmida. A partir do equilíbrio dessas qualidades no paciente, o médico curava seus males, para o caso de uma febre, por exemplo, seria aplicada a Água (em ervas relacionadas a este elemento, cores, aromas, alimentos, ungüentos, enfim), pois a febre é quente, e causa desidratação. E a ciência também se baseava nesses conceitos, pois os estados da matériaaté então conhecidos estavam diretamente ligados aos Elementos: Terra – sólido, Ar – gasoso, Fogo – energia, Água – líquido.

Podemos observar as qualidades dos elementos em nosso corpo.

A Terra está presente em nossos ossos e carne, o Ar em nossa respiração, há Fogo nos impulsos elétricos de nosso cérebro e em nossa temperatura, a Água compõe 70% de toda a nossa massa, além de ser representada por nosso sangue e outros fluídos. Na Wicca, vemos os Elementos como partes do Corpo da Deusa, propriamente falando, pois Ela é a própria Terra.

O tempo todo estamos rodeados pela força e poderes dos Elementos, mesmo que não nos apercebamos disso com facilidade. E esse conhecimento era muito natural aos nossos ancestrais, tanto que muito do que pensamos ou dizemos em nosso cotidiano está relacionado a certas qualidades dos Elementos. A todo instante ouvimos frases como “Aquele tem um coração duro como uma pedra.”, “Está mergulhado em seus sentimentos.” ou mesmo expressões como “cabeça-de-vento” ou “sangue fervendo”. Os Elementos estão relacionados a praticamente tudo o que nossa mente pode dividir: as estações do ano, as partes do corpo, nossos seres distintos, sentidos, cores, temperamentos, e muitos outros, que denotam os atributos e adjetivos de cada Elemento.

O contato espiritual com os Elementos nos leva à fonte de nossa existência. Eles são fonte de força, de poder, da energia vital pulsante do planeta. É Deles que oriunda toda a Magia,pois sem Elementos não há energia mágica. A sustentação da Vida depende do equilíbrio e da manutenção dos Elementos. Nossas gerações mais atuais têm pouco se importado comessa premissa, porém se algo não for feito, e logo, aprenderemos pelo modo mais difícil. Algumas pessoas têm se esforçado para mudar o quadro de nosso meio ambiente, porém enquanto toda a população mundial não se mobilizar, e cada um fizer seu trabalho de formiga, nada será suficiente. A Natureza é Justa e Sábia, e retribui com a mesma intensidadeaquilo que recebe – faça a sua parte, seja a diferença. E que os Deuses te abençoem por outras coisas, não por cuidar do planeta, pois isso não é mais do que obrigação de todo habitante da Terra, afinal esta é a nossa casa, nossa única casa. A Terra é nossa Mãe, e se não cuidarmos Dela, não existiremos mais. Seja agradecido por poder realizar sua missão pessoal, pois muitos de nossos descendentes não terão essa oportunidade.

Há formas diferentes para se atrair cada uma dessas forças, e vou abordar aqui algumas delas. Não deixe de observar a Natureza, sempre, pois é Dela que derivamos todo nossoconhecimento e Arte. Descubra a sua forma de agir magicamente e espiritualmente, e contribua, fazendo do seu trabalho de pesquisa um legado a ser deixado para os filhos de umnovo tempo.


Bênçãos de Nephtys,




Créditos: ~Brendan - eucultura


É de facto um paradigma muito interessante. Esta teoria oriental, que encontra raízes no I Chin, ou no livro do Imperador Amarelo de entre muitos outros. É também a base da MTC - Medicina Tradicional Chinesa. Em MTC, os elementos são 5, na cultura tibetana e medicina ayurvédica são 4. O que me chamou a atenção foi de entre outras coisas, a referência ao eixo Zhi-Shen, que definiu como Água-Fogo. Traduz uma luz muito especial ás pessoas que o têm equilibrado:

“O Coração é aquele que rege o Shen 神, dentro do elemento Fogo, expressão máxima da nossa essência, num caminho que começa na dormência dessa essência, no movimento da Água e alcança o seu esplendor na dança do Fogo. Como a flor que se abre ao mundo mostrando toda beleza de algo que se iniciou numa semente abaixo da terra, dentro do solo obscuro e imprevisível e que agora se expressa vitoriosa, exalando cores e aromas vivazes.”

Sobre os 5 elementos e a sua dinâmica, importa referir os dois ciclos profundos, Shen e Ko. É feita a referência a estes ciclos no texto, pelo que importa completar. O ciclo Shen ou de geração, traduz que A Água gera a Madeira, a Madeira alimenta o Fogo, o Fogo cria a Terra, A Terra cria o Metal e o Metal gera a Água. O ciclo Ko, de controlo ou dominância, traduz as relações de controlo entre os elementos, podendo com muita pertinencia, ser integrado na vida de relação, com todos os interlocutores e situações. O ciclo demonstra as seguintes leis: A Madeira cobre a Terra, a Terra tapa a Água, a Água apaga o Fogo, o Fogo derrete o Metal e o Metal, corta a Madeira.

É de toda a importância ter presentes as caracterização de cada elemento, quer nos aspectos psicológicos do homem, ciclos da natureza entre muitas outras propriedades. A relação com o sistema de orgão e vísceras, traz os elementos associados a cada orgão Zhang-Fu. Coração e Intestino Delgado ao Fogo, Estômago e Baço Pancreas á Terra, Pulmões e Intestino Grosso ao Metal, Rins e Bexiga á Água, Fígado e Vesícula Biliar á Madeira.

Por fim é preciso ainda integrar a teoria Yin/Yang a este modelo.

Levado a bom termo, este estudo providência um framework para o diagnóstico, nos diferentes planos do homem, Espiritual, Mental, Emocional, Energético, Fisiológico, Físico



e tambem cada signo do zodiaco corresponde a um elemento:

terra-virgem, torro, capricornio
fogo-ares, sagitario, leão
agua-escorpião, cancer, peixes
ar-libra, aquario, gemeos

0 comentários:

Enviar um comentário

Marcadores

2012 (1) 3D (1) açafrão (1) ácido fítico (1) ácido graxo essencial (1) acrilamida (1) açúcar (1) aditivos (1) agave (2) agrotóxicos (1) Água (2) Aids (1) ALA (1) algas (6) alimentos funcionais (1) Aloé vera (1) André Abujamra (1) animal (1) anti-inflamatório (1) antibióticos (1) antigamente (1) aspirina (1) Atanor (1) atrazina (2) Auricularia polytricha (4) Bactéria ácido-lactica (1) bactérias (1) bebé (1) benefícios (1) BIOENERGIABIOELETRÔNICA (1) Biofótons (2) Black Fungus (1) Blending Foods (1) borragem (1) Brian Clement (1) butirato (1) Calories (1) cancer (2) câncer de pulmão (1) Cancro (4) cancro mama (4) Cannabis (2) Capsaicina (1) características (1) carbohydrates (1) Cardo Mariano (1) caril (1) carne (1) cenoura (1) cereais integrais (1) chá (1) Chia (2) Coca-Cola (1) colesterol (2) Colorpuntura (1) Coltan (1) comunicação (1) Consciousness (2) conspiração (1) crucíferas (1) Cura das Frutas (1) cúrcuma (1) curcumina (1) curry (1) DHA (1) Diabo na Cruz (1) Dieta Mediterrânica (1) Doença de Gaucher (1) doenças (1) Dr. Herbert M. Shelton (1) dr. mercola (1) drinking water (1) EM-4 (1) EM-5 (2) environment (3) enzimas (1) EPA (1) epilepsia (1) Esogetic Colorpuncture (1) Espiritualidade (1) estanóis (1) estrogen (1) estrógeno (1) etiquetas (1) farmaceutica (1) fermentação (1) fermentados (1) FESTIVAL DAS LARANJAS (1) filtração por membrana (2) fish (1) Fit for Lif (1) fitatos (3) Flora Intestinal (1) fluor (1) Fluoride (1) Fogo (1) food (1) food combining (1) funcionais (1) Gabriel Cousens (2) geleia real (1) germinação (1) Germinados (1) Germinando Sementes (1) glicidamina (1) Gorduras (1) Grains (1) grávida (1) gravidez (1) Gripe Suina (1) gripe suína (1) H1N1 (1) HAAs (1) Harvey Diamond (1) haxixe (1) Hidrocolonterapia (1) higiene (1) HORTELÃ (1) humor (1) infantil (1) ingestão (1) iodo (2) iogurte (1) isotiocianatos (1) kefir (1) kirlian (2) koumiss (1) lactose (1) Laser Biológico (1) leite (1) linhaça (1) lúcia lima (1) maçã (1) Macka B (1) Maconha (1) Madeira (1) maranto (1) marijuana (1) Meat (3) mel (1) METAIS TÓXICOS (1) Metal (1) Michael Beckwith (1) microalgas (1) microfiltração (1) Microflora (1) microrganismos (1) milho verde (1) Milk Thistle (1) minas Aromáticas Heterocíclicas (1) monsanto (3) Notícias (1) nutricionais (1) nutricionista (1) obesidade mórbida (1) Oestrogen (1) OGM (1) ômega 3 (2) oms (1) Orégano (1) Orégão (1) Pectina (1) Pesquisas Científicas (1) Phytoestrogen (1) Pimenta (2) Plant Estrogens (1) plantas (1) plantas medicinais (1) polen (1) poluição (1) polution (1) Pranav Mistry (1) pré-bióticos (1) probióticos (1) profiláticos (1) Progesterone (2) propolis (1) pure water (1) quinoa (1) quinua (1) Raw Food (2) repolho (1) ritos tibetanos (1) Rotulagem Alimentar (1) rótulos (1) Saúde (1) Saúde intestinal (1) Sementes (1) sida (1) simbióticos (1) soja (3) Solo (1) soy (1) steróis (1) stevia (1) sustentabilidade (1) Syngenta (1) taninos (2) Tecnologia (1) tília (1) Tom ReganLibertação Animal (1) Tony Samara (1) transgenicos (1) Transgénicos (1) tratamento (1) ultrafiltração (1) Urine Therapy (1) vegan (1) Vegetarianismo (1) verdura (1) Viagem Virtual (1) Video (1) Vitamins (1) w3 (1) water (1) XP Matrix (1)

Estatisticas

Acerca de mim

A minha fotografia

Luis Guerreiro
* Integrando a equipe de preparação dos vários Detoxes de Tony Samara - Portugal - 2009
* Consultor de Alimentação Viva do Spa Natural Alma Verde - Foz do Iguaçu-PR - Junho, Julho 2008.
* Apresentação de pratos vivos - 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008 - Foz do Iguaçu/PR
* Consultor e Árbitro da FDAP - Federação de Desportos Aquáticos do Paraná - Novembro de 2007 a Maio 2008 - Foz do Iguaçu-PR
* Criação do Instituto IDEIAS - Foz do Iguaçu - Outubro de 2007.
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação. - IPEC. Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso de Ecovilas e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso. Início: Outubro de 2007.
* Curso de Alimentação Viva- Restaurante Girassol - Ros Ellis Moraes (nutricionista) e Jacqueline Stefânia (nutricionista) - Agosto de 2007 - Brasilia-DF
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Actuação: Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso do SEBRAE e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso - Agosto de 2007. Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Atuação: Curso Bioconstruindo - administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os dias de curso.
BIOCONSTRUINDO - Julho 2007 - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Palestra sobre Alimentação Viva - Maçonaria - Julho 2007 - Belo Horizonte-MG - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Oficina de Alimentação Viva "Nutriviva" com a Nutricionista Jacqueline Stefânia Pereira e a professora de Hatha Yoga, Ana Virgínia de Azevedo e Souza - Junho 2007 - Belo Horizonte -MG
Ver o meu perfil completo

Seguidores