domingo, 14 de fevereiro de 2010

Esogetic Colorpuncture

Um Sistema completo de Terapia com Cores e Luzes para o Corpo, a Mente e o Espírito
de Manohar Croke, CCP (artigo traduzido)

O uso de luzes coloridas é uma modalidade de tratamento crescente na experiência de muitos acupunturistas.
Usada como complementação ou em substituição as tradicionais técnicas de agulhas, eles tem comprovado que este procedimento dá uma nova dimensão ao seu trabalho. A luz oferece uma alternativa terapêutica delicada, indolor, não invasiva e sem efeitos colaterais. As aplicações de luz podem ser continuadas em casa pelo paciente, reduzindo o custo do tratamento. Alem disso, o tratamento com luzes tem a capacidade original de atuar curando os aspectos psicológico e espiritual simultaneamente dando suporte à cura do corpo físico.
O Sistema Esogético de Colorpuntura foi desenvolvido a 25 anos pelo Naturopata e Acupunturista alemão Peter Mandel. Ele combina conceitos da Acupuntura tradicional com os da biofísica moderna das funções e comportamento da luz no corpo humano. Assim como na Acupuntura, a Colorpuntura pressupõe um fluxo equilibrado de energia através dos Sistemas Meridianos, dando suporte a boa saúde e introduzindo no corpo a informação vibracional na forma de diferentes freqüências de luz coloridas.
Para aplicação destes tratamentos é utilizada uma caneta em forma de lanterna onde são inseridas pontas de cristal nas cores puras do espectro. Esta ferramenta emite luz incandescente e é operado por baterias. Cada uma das pontas de cristal emite uma freqüência precisa especifica, de acordo com as ondas do espectro. O tratamento com Colorpuntura consiste na aplicação de determinadas cores em seqüência numa seleção pré estabelecida de acupontos. A seleção dos pontos deriva da Acupuntura tradicional, da Reflexologia e Kinesiologia, e ainda de pontos adotados por Peter Mandel na sua pratica clínica.

Historia e desenvolvimento da Terapia Esogética de Colorpuntura
Tem início nos anos 70 , quando Mandel estabelece uma integração teórico prática dos efeitos da cor , da medicina e da filosofia chinesas e as descobertas da recente física fotônica, associando os trabalhos do biofísico Fritz Albert Popp, como base teórica para Colorpuntura.
Em seus estudos sobre a comunicação intercelular, Popp demonstrou que as celulas vivas normais emitem um fluxo constante de fótons ( partículas de luz) chamadas de biofótons. Para Popp, o ato de carregar informações nos organismos vivos é demonstrado pela celula no aumento da emissão de biofótons (e no distúrbio do fluxo de informação) e sempre que suas funções não estiverem em equilíbrio. Além disso a mudança na emissão de biofótons em uma célula, pode eventualmente perturbar a emissão das células vizinhas (imagine uma pedra caindo em uma lagoa e as ondas concêntricas se ampliando na superfície da água). Esta mudança na harmonia da luz, essa oscilação eventualmente pode conduzir à incoerência e a doença.
Mandel avança um passo adiante, afirmando que essa alteração afeta a receptividade elétrica nas zonas relativas aos acupontos na superficie da pele.
Dado que as células humanas exibem suas propriedades energéticas de luz, e que essa luz e cor sofrem modificação no sistema energético de informaçao do corpo, Mandel conclui que as propriedades de informação da cor e da luz podem ser utilizadas para restaurar a coerência e a saúde. Alem disso sendo versado em Acupuntura e conhecendo a maneira como atuam os Meridianos como canais de luz, e os pontos como a melhor maneira de introduzir luz na anatomia energética. Após extensiva experimentação Mandel elabora um sistema com as cores primárias e secundarias – vermelho, verde, azul, laranja, amarelo e violeta, e desenvolve tratamentos usando as cores complementares quentes e frias para equilibrar os pontos bipolares. Este foi o nascimento da Colorpuntura permitindo que o par complementar seja reequilibrado pelo efeito yin-yang. (2)
À partir disto, Mandel continuou a explorar o potencial terapêutico de outras cores. Ele desenvolveu tratamentos com as cores alma-espirito (rosa, turquesa, verde luminoso e magenta) que são usadas para tratamentos psicológicos. Ele tambémusa uma freqüência especifica de luz infravermelha para tratamento da dor. Mais recentemente ele desenvolveu terapias usando três escalas de luz cinza e também de luz ultravioleta.

Possibilidades de tratamentos usando a Colorpuntura Esogética
A Colorpuntura Esogética inclui vários tratamentos baseados no conceito da MTC de desestagnar e mover o Qi nos Meridianos, além de outros que refletem a experiencia de Mandel como naturopata e também do seu interesse na biofisica e na filosofia esotérica. Por exemplo,a Colorpuntura inclui varias tratamentos para regular o sistema linfático e outros para limpar energéticamente interferências de padrões em partes especificas do cérebro e do sistema nervoso.
Talvez o mais interessante na Colorpuntura seja sua ênfase na interelação entre corpo, mente e espirito, relacionando as causas mais profundas das doenças, e em adição ao alivio dos sintomas corporais, muitos tratamentos gentilmente causam relaxamento e alivio de traumas e cicatrizes emocionais, crenças negativas que sustentam a energia sutil do corpo que contribui para o constante estado de desequilíbrio e de doença. Um exemplo é a terapia para limpar impressões traumáticas do periodo de vida pré-natal.
Mandel acredita que essas impressões são responsáveis por problemas de saúde posteriores na vida do paciente e auxiliam a evita-lo. Outro exemplo é a terapia de soluçoes de conflitos, dirigida a trazer relaxamento nas emocoes nao processadas de conflitos passados, Mandel preconiza que estas informaçoes ficam gravadas num compartimento cerebral escondido e podem a qualquer momento acordar e prejudicar severamente o sistema imunológico.

Esogético, o novo paradigma da cura
Mandel cunhou o termo Esogético para descrever o seu paradigma para a cura. Este termo se refere a mistura entre a sabedoria esotérica com o principio energético do processo vital. O conceito de Medicina Esogetica de Mandel é a fusão da antiga doutrina esotérica com o pensamento cientifico moderno e as bases da Medicina chinesa.
Um tema comum em muitas doutrinas esotéricas é que cada ser humano, como alma, vem a esta vida para manifestar um potencial único. No paradigma esogético de Mandel, doença e dor são sinais de que o individuo possa estar bloqueado em sua habilidade para manifestar seu potencial ou pode estar separado da sua parte vital. Visto sob esta perspectiva, o resultado da cura requisita não apenas a eliminação dos sintomas, mas que o paciente esteja novamente em contato com o "quem sou eu e porque estou aqui".
Este é o motivo pelo qual a Colorpuntura está extensivamente focada na expansão da conciencia, em limpar as impressões traumáticas e dar suporte ao desenvolvimento do individuo. Nas palavras de Mandel “ Esogetico é tentativa ajudar a remover bloqueios e desordens existentes, para que o ser possa livremente caminhar para a sua parte vital, despreocupadamente.”

References
1. Popp FA. Biologie des Lichtes (Biology of Light). Berlin: Verlag Paul Parey, 1984. In German.
2. Mandel P. Practical Compendium of Colorpuncture, vol. 1. Bruchsal, West Germany: 1986, Energetic Verlag.

Other Works
1. Bohm D. The implicate order and the super-implicate order. In: Weber R (ed.) Dialogues with Scientists and Sages: The Search for Unity. London and New York: Routledge and Kegan, 1986.
2. Croke M, Dass R. A brief introduction to esogetic colorpuncture therapy - a system of wholistic aculight therapy: theory and case studies. American Journal of Acupuncture 1996;24(2/3).
3. Mandel P. Esogetics: The Sense and Nonsense of Sickness and Pain. Energetik-Verlag GMBH, Sulzback/Taunus, 1993.
4. Croke M, Dass R. A review of recent research studies on the efficacy of esogetic colorpuncture therapy - a wholistic aculight system. American Journal of Acupuncture 1999;27(1/2). 
www.colorpuncture.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Arquivo

Marcadores

2012 (1) 3D (1) açafrão (1) ácido fítico (1) ácido graxo essencial (1) acrilamida (1) açúcar (1) aditivos (1) agave (2) agrotóxicos (1) Água (2) Aids (1) ALA (1) algas (6) alimentos funcionais (1) Aloé vera (1) André Abujamra (1) animal (1) anti-inflamatório (1) antibióticos (1) antigamente (1) aspirina (1) Atanor (1) atrazina (2) Auricularia polytricha (4) Bactéria ácido-lactica (1) bactérias (1) bebé (1) benefícios (1) BIOENERGIABIOELETRÔNICA (1) Biofótons (2) Black Fungus (1) Blending Foods (1) borragem (1) Brian Clement (1) butirato (1) Calories (1) cancer (2) câncer de pulmão (1) Cancro (4) cancro mama (4) Cannabis (2) Capsaicina (1) características (1) carbohydrates (1) Cardo Mariano (1) caril (1) carne (1) cenoura (1) cereais integrais (1) chá (1) Chia (2) Coca-Cola (1) colesterol (2) Colorpuntura (1) Coltan (1) comunicação (1) Consciousness (2) conspiração (1) crucíferas (1) Cura das Frutas (1) cúrcuma (1) curcumina (1) curry (1) DHA (1) Diabo na Cruz (1) Dieta Mediterrânica (1) Doença de Gaucher (1) doenças (1) Dr. Herbert M. Shelton (1) dr. mercola (1) drinking water (1) EM-4 (1) EM-5 (2) environment (3) enzimas (1) EPA (1) epilepsia (1) Esogetic Colorpuncture (1) Espiritualidade (1) estanóis (1) estrogen (1) estrógeno (1) etiquetas (1) farmaceutica (1) fermentação (1) fermentados (1) FESTIVAL DAS LARANJAS (1) filtração por membrana (2) fish (1) Fit for Lif (1) fitatos (3) Flora Intestinal (1) fluor (1) Fluoride (1) Fogo (1) food (1) food combining (1) funcionais (1) Gabriel Cousens (2) geleia real (1) germinação (1) Germinados (1) Germinando Sementes (1) glicidamina (1) Gorduras (1) Grains (1) grávida (1) gravidez (1) Gripe Suina (1) gripe suína (1) H1N1 (1) HAAs (1) Harvey Diamond (1) haxixe (1) Hidrocolonterapia (1) higiene (1) HORTELÃ (1) humor (1) infantil (1) ingestão (1) iodo (2) iogurte (1) isotiocianatos (1) kefir (1) kirlian (2) koumiss (1) lactose (1) Laser Biológico (1) leite (1) linhaça (1) lúcia lima (1) maçã (1) Macka B (1) Maconha (1) Madeira (1) maranto (1) marijuana (1) Meat (3) mel (1) METAIS TÓXICOS (1) Metal (1) Michael Beckwith (1) microalgas (1) microfiltração (1) Microflora (1) microrganismos (1) milho verde (1) Milk Thistle (1) minas Aromáticas Heterocíclicas (1) monsanto (3) Notícias (1) nutricionais (1) nutricionista (1) obesidade mórbida (1) Oestrogen (1) OGM (1) ômega 3 (2) oms (1) Orégano (1) Orégão (1) Pectina (1) Pesquisas Científicas (1) Phytoestrogen (1) Pimenta (2) Plant Estrogens (1) plantas (1) plantas medicinais (1) polen (1) poluição (1) polution (1) Pranav Mistry (1) pré-bióticos (1) probióticos (1) profiláticos (1) Progesterone (2) propolis (1) pure water (1) quinoa (1) quinua (1) Raw Food (2) repolho (1) ritos tibetanos (1) Rotulagem Alimentar (1) rótulos (1) Saúde (1) Saúde intestinal (1) Sementes (1) sida (1) simbióticos (1) soja (3) Solo (1) soy (1) steróis (1) stevia (1) sustentabilidade (1) Syngenta (1) taninos (2) Tecnologia (1) tília (1) Tom ReganLibertação Animal (1) Tony Samara (1) transgenicos (1) Transgénicos (1) tratamento (1) ultrafiltração (1) Urine Therapy (1) vegan (1) Vegetarianismo (1) verdura (1) Viagem Virtual (1) Video (1) Vitamins (1) w3 (1) water (1) XP Matrix (1)

Estatisticas

Acerca de mim

A minha fotografia

Luis Guerreiro
* Integrando a equipe de preparação dos vários Detoxes de Tony Samara - Portugal - 2009
* Consultor de Alimentação Viva do Spa Natural Alma Verde - Foz do Iguaçu-PR - Junho, Julho 2008.
* Apresentação de pratos vivos - 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008 - Foz do Iguaçu/PR
* Consultor e Árbitro da FDAP - Federação de Desportos Aquáticos do Paraná - Novembro de 2007 a Maio 2008 - Foz do Iguaçu-PR
* Criação do Instituto IDEIAS - Foz do Iguaçu - Outubro de 2007.
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação. - IPEC. Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso de Ecovilas e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso. Início: Outubro de 2007.
* Curso de Alimentação Viva- Restaurante Girassol - Ros Ellis Moraes (nutricionista) e Jacqueline Stefânia (nutricionista) - Agosto de 2007 - Brasilia-DF
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Actuação: Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso do SEBRAE e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso - Agosto de 2007. Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Atuação: Curso Bioconstruindo - administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os dias de curso.
BIOCONSTRUINDO - Julho 2007 - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Palestra sobre Alimentação Viva - Maçonaria - Julho 2007 - Belo Horizonte-MG - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Oficina de Alimentação Viva "Nutriviva" com a Nutricionista Jacqueline Stefânia Pereira e a professora de Hatha Yoga, Ana Virgínia de Azevedo e Souza - Junho 2007 - Belo Horizonte -MG
Ver o meu perfil completo

Seguidores